Grupos do Google
Participe do grupo PROFESSORES DE GEOGRAFIA
E-mail:
Visitar este grupo
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fusos Horários - Mudam no Brasil - Com atividades novas

Lei N° 11.662, de 24/04/2008 modifica a quantidade de fusos horários no Brasil


Em razão da dimensão continental do território brasileiro, o país possui mais de um fuso horário. As extremidades do território brasileiro (de leste a oeste) ficam a uma distância de 4 319 km, abrangendo três fusos horários.

Existiam quatro fusos, mas a partir do dia 24 de junho de 2008, o Brasil passou a ter três fusos, regulamentados segundo a Lei n° 11.662 de 24 de abril de 2008.
Desse modo, o país possui um fuso numa região das ilhas oceânicas, onde se encontra, por exemplo, o arquipélago de Fernando de Noronha, constituído por 21 ilhotas.
Além de mais dois fusos na parte continental do Brasil.
O primeiro fuso continental abrange todos os Estados da região Sul, Sudeste e Nordeste, além dos Estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá. Já o segundo, abrange os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.
Há inconvenientes gerados por essa diferença de horário, pois se um morador de Fernando de Noronha acordar às 6 horas da manhã e telefonar para um amigo que mora no Estado do Acre, ele provavelmente o incomodará, pois nessa região serão 4 horas da manhã, quando provavelmente as pessoas estão dormindo.

Todos os fusos brasileiros se encontram a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto as horas estão atrasadas em relação a esse referencial.
O horário oficial do Brasil é o de Brasília, que está no primeiro fuso continental.

Em tempo: com a mudança aprovada, o novo fuso horário brasileiro passará a ser assim:


Mapa Atual


Mapa antigo


Resumo: o que muda

“Escolher o seu tempo é economizar”, escreveu o filósofo e ensaista inglês Francis Bacon. Parece que esse pensamento postulado no século XVII ainda exprime realidade e veracidade.

Por que estudar Fusos Horários
Porque a hora não é a mesma em todos os lugares do mundo.

Por que ?
Isso acontece porque a definição do tempo esta relacionado com o movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do sol, enquanto uma região da Terra esta iluminada a região oposta esta na escuridão. Isto significa que estas regiões estão em diferentes fusos horários e o estudo deste tema permitirá a compreensão destes fenômenos.
Fusos Horários - 15º, 15 meridianos ou 1 horaImagine uma volta em torno da Terra e estarás dando uma volta de 360°, para dar esta volta sobre si mesma a Terra leva 24 horas, logo 360° ÷ 24 horas = 15° . Portanto cada fuso horário corresponde a uma faixa de 15º, onde são numerados desde o fuso zero, seguido de mais 12 fusos para o leste (+) e 12 para oeste (-).


Fusos Horários
Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso corresponde a 1 hora a mais. No outro sentido 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso corresponde a redução de 1 hora. 12 fusos a leste, somado com os 12 fusos a oeste, do fuso zero (Greenwich), totaliza 24 fusos.


FONTES DE PESQUISA:
http://geoprofessora.blogspot.com
http://rogeografo.wordpress.com
http://www.mundoeducacao.com.br





ATIVIDADES 01

01. (Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.

02. (Ufam) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:
a) 3 horas;

b) 1 hora;
c) 2 horas;
d) 5 horas;
e) 4 horas;

03. (Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, às:
a) 11 horas;

b) 12 horas;
c) 14 horas;
d) 16 horas;
e) 18 horas;

04. (Pucpr) Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio...
I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.
II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.
III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.
IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.
V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.
Estão corretas as afirmações:
a) II e V,
apenas.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II e III, apenas.
e) III, IV e V.

05. (Mack) No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).
a) 45º

b) 60º
c) 75º
d) 90º
e) 105º

06. (Mack) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):
a) 3h do dia 11 de janeiro.
b) 5h do dia 11 de janeiro.
c) 3h do dia 10 de janeiro.
d) 4h do dia 10 de janeiro.
e) 4h do dia 11 de janeiro.

07. (Vunesp-SP) Verificando um mapa seus conhecimentos e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:
a) Norte e Sul;
b) Sul e Ocidental;
c) Sul e Oriental;
d) Oriental e Ocidental;
e) Ocidental e Norte

08- (Fuvest-SP) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45º Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75º leste?
a) 5 horas;

b) 11 horas;
c) 15 horas;
d) 19 horas;
e) 21 horas;

09- Um avião viaja, em linha reta, de São Paulo para o Rio de Janeiro, no dia 21 de junho entre 12 e 13 horas. De que lado do avião está o sol durante o percurso?
a) Á direita;

b) Á esquerda;
c) Á frente;
d) Atrás;
e) A pino;

10- Um avião parte de Manaus (60°W) ás 20 horas com destino a São Paulo (45°W). o tempo de viagem é de quatro horas. Pergunta-se:
a) Hora em São Paulo no momento da decolagem.
b) Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada a São Paulo caso o relógio não tivesse sido adiantado.
c) Hora em São Paulo no momento do pouso.
d) Hora em Londres no momento da decolagem de Manaus. 
 ATIVIDADES 02
Observe o mapa – mundi de fusos horários e responda as questões 1 e 2:
01- Quando forem 10 horas em Brasília, que horas serão em:
a) Nova York:
b) Los Angeles:
c) Sydney:
d) Moscou:
02- Imagine que alguém viagem de Honolulu para Melbourne, atravessando a linha divisória de mudança de datas. Ela irá avançar um dia ou atrasar um dia no calendário?
Observe o mapa de fusos horários do Brasil e Responda as questões 03 e 04:
03- Quando no estado de Mato Grosso forem 12 horas, que horas serão em:
a) Distrito Federal;
b) Ilha de Fernando de Noronha;
04- Levando em conta que o fuso de Mato Grosso é o -4 GMT, quando nesse estado forem 10 horas que horas serão no fuso horário do Meridiano de Greenwich?
05- Responda:
a) Imagine que você embarque em um avião em Cuiabá rumo a Brasília às 10 horas. Após uma hora de vôo desembarca em Brasília. Que horas serão (horário de Brasília)?
b) Imagine também que duas horas depois de ter chegado de Cuiabá, você embarca novamente rumo a Ilha de Fernando de Noronha, aonde chegará após duas horas de vôo. A que horas chega a Fernando de Noronha (horário de Fernando de Noronha)?

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...