Grupos do Google
Participe do grupo PROFESSORES DE GEOGRAFIA
E-mail:
Visitar este grupo
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Paisagem



Paisagem
  No seu dia a dia, você convive com diferentes paisagens: a da sua casa, a da rua onde mora, a da escola em que estuda, entre outras. Você pode também observar paisagens de outros lugares do Brasil e do mundo, quando viaja ou em imagens de jornais e revistas, na televisão, no computador e até mesmo nos livros didáticos.
  Em geral, as pessoas chamam de paisagem o que consideram bonito, como uma cachoeira ou uma praia ensolarada. Para a geografia, porém, paisagem não é apenas um belo panorama natural; ela é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser visto em um local.
·                     Elementos naturais e elementos culturais
      Os elementos naturais que compõem a paisagem são aqueles construídos pela natureza: formas de relevo (montanhas, serras, planaltos e planícies), hidrografia ( rios, oceanos e mares), vegetação etc.
      Os elementos culturais ou humanizados são aqueles construídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações... Os próprios seres humanos são elementos importantes para a paisagem.
·                     Paisagens naturais
Em algumas paisagens, existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais. São as paisagens naturais, onde a intervenção humana é pequena ou inexistente.
          Ainda hoje há paisagens predominantemente naturais, como trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas, algumas porções das regiões polares, altas montanhas ou o fundo dos oceanos.
           Fenômenos naturais, porem, também podem modificar a paisagem. A ação das águas, dos ventos e dos terremotos, por exemplo, vem transformando paisagens desde a formação delas.
·                     Paisagens culturais
Em outras paisagens, é possível identificar o predomínio de elementos culturais. São as paisagens culturais, resultantes da transformação da natureza pelo trabalho humano.
A paisagem cultural é muito importante para a compreensão do mundo e do lugar onde vivemos: além de revelar aspectos da natureza, ela apresenta um registro da história, do modo de vida das pessoas que ali têm habitado.
A ação humana altera o ambiente
     “O homens, ao se estabelecer em uma área para construir sua moradia, realizar suas atividades produtivas e até mesmo de lazer, inevitavelmente altera o ambiente. O homem é parte do sistema, sendo um dos seus componentes, agindo e interagindo com os demais. Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que busque conhecer mais e melhor as conseqüências da intervenção antrópica (alteração provocada pela ação dos seres humanos.)”
     In: VITTE, A.C.: GUERRA, A.J.T ( Org.). Reflexões sobre a geografia no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.p.188.  

·                     As paisagens transformadas
As paisagens transformadas pela ação humana para dar lugar, por exemplo, a plantações, cidades, rodovias ou para a obtenção de recursos naturais, como madeira, minérios, água e outros.
Essas intervenções podem provocar sérios danos ao meio ambiente, como veremos a seguir:

  A Destruição da vegetação
        O desmatamento provoca redução da umidade do ar, dificultando a formação de chuva. Alem disso, animais que viviam na região desmatada têm de buscar alimento em outras áreas, e eles nem sempre o  encontram, havendo assim, o risco de espécies animais e vegetais desaparecerem antes mesmo de serem conhecidas ou estudadas.
        Com a retirada da vegetação, o solo também fica exposto à ação das águas e do vento. As enxurradas por exemplo além de “lavar” nutrientes do solo, carregam detritos(fragmentos de rochas, solo) que “ entopem” o leito dos rios, causando o transbordamento de suas águas (enchentes).
         No continente europeu, praticamente toda a vegetação original já foi destruída. No Brasil, restam poucas manchas de Mata Atlântica, e a Floresta Amazônica e o Cerrado têm sido muito devastados nas ultimas décadas.
à Exploração do solo
        Para realizar atividades agrícolas, os seres humanos exploram o solo de extensas áreas do nosso planeta. A vegetação original é derrubada e uma lavoura é plantada em seu lugar, alterando profundamente a paisagem natural.
       Quando explorando sem seus devidos cuidados, o solo pode perder sua fertilidade. Produtos químicos ( fertilizantes e agrotóxicos) usados incorretamente podem infiltrar-se no solo e contaminar lençóis de águas subterrâneas. Podem também chegar aos rios, contaminando a água usada para abastecer populações humanas ou como local de reprodução de peixes.
       Outra atividade de exploração do solo que causa grande impacto nas paisagens é a extração de recursos minerais, como o zinco e o carvão mineral.

  A  Uso de rios e oceanos
      O represamento de rios para gerar energia elétrica ou irrigar plantações e a mudança  dos cursos de água para favorecer a ocupação humana são outros exemplos de intervenção antrópica nas paisagens.
       Além disso, resíduos lançados por industrias e empresas mineradoras, assim como esgoto e lixo domésticos, podem poluir as águas da superfície e do subsolo terrestre.
      A paisagem dos oceanos também tem sido transformada pela ação humana, por exemplo com a construção de pontes, plataformas de exploração petrolífera e oleodutos.

·                     As paisagens preservadas
As paisagens preservadas ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque:
¨                                          Muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção;
¨                                          São fontes de pesquisas cientificas;
¨                                          Algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças;
¨                                          Apresentam interesses para o desenvolvimento do turismo;
¨                                          Nelas há comunidades humanas que vivem de uma maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso dos inuítes. Os inuítes (também chamados de inuit) são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

·                     As unidades de conservação
Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
As áreas protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas À proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como a população e da cultura locais. São chamadas unidades de conservação.
As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos:
¨                              Unidades de uso sustentável(exploração racional – inteligente – dos recursos naturais, respeitando as regras de preservação da natureza), cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos.
¨                              Unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos.
Atividades
1-                  Para a geografia, o que é paisagem?
2-                  Diferencie elementos naturais de elementos culturais.
3-                  O que se entende por paisagens naturais?Cite os fenômenos naturais que podem modificar a paisagem.
4-                  Cite exemplos de paisagens predominantemente naturais.
5-                  O que se entende por paisagens culturais, identificando sua importância .
6-                  Por que as paisagens são transformadas? Cite exemplos:
7-                  As intervenções feitas pelos seres humanos podem provocar sérios danos ao meio ambiente. Quais são estes danos? Diferencie-os.
8-                  Por que é necessário que as paisagens sejam preservadas?
9-                  O que são as unidades de conservação? Como podem ser divididas?
10-               Leia com bastante atenção o texto que se encontra em destaque no quadro (A ação humana altera o meio ambiente), e faça uma resenha. 

Fonte: Projeto Araribá - Geografia 6º ano

30 comentários:

  1. eu nao quero saner o que é isso eu quero saber se uma praia é paisagem humana ou natural ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praia: e paisagem humanizada.espero ter ajudado bjs

      Excluir
    2. pra mim praia é paisagem natural

      Excluir
    3. Paisegem Naturais São arvores,rios Etc....

      Excluir
    4. Pra mim também é paisagem natural, porr não foi o homem que criou, e é a natureza que modifica, e paisagens naturais com certeza não são apenas árvores, plantas, rios etc. Só falta dizer que açude também é uma paisagem natural né.

      Excluir
  2. Praia é paisagem natural, pois paisagem cultural é aquela modificada pelo homem. a pria em sí e natural, mas a orla é cultural.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. me deem respostas por favor!
    fenomenos naturais tambem podem modificar a paisagem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tsunami que atingiu o Japão no ano passado é o maior exemplo de que sim, né?

      Excluir
    2. Os fenômenos que modificam a paisagem não precisam ser gigantescos como os tsunamis. Fenômenos menores e praticamente invisíveis também são exemplos de modificação da paisagem pela própria natureza, tais como os ventos ou as pequenas chuvas que vão gradual e lentamente modificando os contornos da paisagem.

      Excluir
  4. Sim fenômenos naturais, também podem modificar a paisagem natural. A ação das águas, dos ventos e dos terremotos, por exemplo, vem transformando paisagens desde a formação delas. Podemos destacar o intemperismo.

    ResponderExcluir
  5. VCS SÃO DEMAIS ENCONTREI TUDO O QUE QUERIA!!!!!!! VOCES SÂO 10!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    É a primeira vez q entro nesse site achei por um acaso, ja que o site é sobre Geografia e eu gosto muito desta matéria.
    VCS poderiam me responder se souberem a quantidade de paises que existem no mundo atualmente?
    Esse assunto tbm é relacionado a Geografia.
    Mandem a resposta para o meu e-mail MAPELI@IG.COM.BR msm se não souberem me manda algo pra eu saber se esse site ta funcionando pois assim se me mandarem alguma coisa eu fico siente de q este site esta sendo mantindo e não esquecido como muitos ai.
    abraço
    Mapelli

    ResponderExcluir
  7. eu acho que são um monte de pais kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Pessoal preciso sugestões de atividades mais provocativas do que perguntas e respostas. Ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  9. de que forma a paisagem dos oceanos pode ser transformada?

    ResponderExcluir
  10. tds esses exemplos podem ser paisagens preservadas ?

    ResponderExcluir
  11. as sugestões foram ótimas par tirar dúvidas valeu pela pesquisas.

    ResponderExcluir
  12. ME AJUDEM EU PRECISO SABER POR QUE AS PAISAGENS SÃO TRANFORMADAS PELA AÇÃO HUMANA ME AJIDEM...

    ResponderExcluir
  13. adorei,aqui tem todo o comteudo do tema.vcs estao de parabens

    ResponderExcluir
  14. arvoredos a floresta é paissagem natural eu tenque fazer uma prova e nao sei manda a resposta bjs litieli de rio grande do sul

    ResponderExcluir
  15. sim arvores a floresta os rios sao tudo paisagens naturais

    ResponderExcluir
  16. por favor gente me ajudem é para um trabalho como os mares e oceanos modificam o relevo?obrigada

    ResponderExcluir
  17. Eu, como representante da nossa geografia, amei o blog.
    vou utilizá-lo como ferramenta nas minhas aulas.

    ResponderExcluir
  18. Galera me ajudem
    ainda há na terra paisagens predominante mente naturais?onde?

    ResponderExcluir
  19. Galera me ajudem
    ainda há na terra paisagens predominante mente naturais?onde?

    ResponderExcluir
  20. gostei tem todas as respostas que agente pressisa e so ler que responde

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...