Grupos do Google
Participe do grupo PROFESSORES DE GEOGRAFIA
E-mail:
Visitar este grupo
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Firjan: São Fidélis é 1º lugar no IDH 2008

O município de São Fidélis, de pouco mais de 37 mil habitantes, aparece em primeiro lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), numa pesquisa realizada este mês pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre os municípios do Norte Fluminense, em 2008.

O trabalho, realizado nos 92 municípios fluminenses, teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento humano, social e econômico do interior do estado e servirá de bússola para o direcionamento de políticas públicas e investimentos estatais e privados. Em segundo lugar, ficou Macaé, com quase 170 mil habitantes, como o segundo melhor município da região.

O ex-prefeito de São Fidélis David Loureiro, atual secretário de Obras e Urbanismo de Campos, atribui a posição do município na pesquisa devido ao trabalho e aos investimentos públicos em setores estratégicos feitos nos últimos anos. “Priorizamos setores básicos como a saúde e a educação; obras de infraestrutura, que geraram renda e emprego, além de melhorar a qualidade de vida, como a construção de pontes e escolas, saneamento, asfaltamento e calçamento de ruas, ampliação da rede de água”, avaliou, acrescentando o apoio dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha para as realizações.

Região teve o maior desenvolvimento entre todas do estado

A pesquisa analisou a região formada por nove municípios e comparou dados relacionados à saúde, educação, trabalho e renda produzidos em 2008 com as informações de outros anos. No final, concluiu que o desenvolvimento alcançado foi de 15%, o maior de todas as regiões do estado. O que também contribuiu para esse resultado foi o Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas produzidas. Do Norte Fluminense saem 48% do PIB do estado, ou seja, R$ 73 bilhões por ano. No caso de Macaé, o município tem apenas 843 analfabetos. A taxa de analfabetismo de 0,5% foi um dos indicadores levados em conta. Na área de emprego, a cidade gerou quase 6.800 postos de trabalho com carteira assinada no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...